• 17 de Abril de de 2025
  • 17:00
  • 29.C
Image cover

Pais de autista partilham um pouco desta diferente forma de ser

Pais de autista partilham um pouco desta diferente forma de ser


Neste momento que está havendo um maior olhar para o autismo, devido a muitos pais e até setores estarem buscando alternativas que retorne mais qualidade de vida a este grupo especial, também pelo dia 02 de abril que é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e acontece muitas atividades de conscientizações, como em Vale do Sol com Caminhada entre outras, conversamos com pais de autista de Fontes do Vale, interior de Vale do Sol.
O casal Anderson e Talia Schumacher pais do pequeno Thalles Schumacher, de dois anos e três meses, estiveram na Sala de redação do Jornal Serrano Vale do Sol, depois da Caminhada, para contar um pouco sobre o diagnóstico do filho.
Iniciaram contando que Thalles sempre foi um bebezinho muito calmo, sempre foi muito independente, levantava, pegava algo para comer e brincava.
Numa consulta de rotina dos nove meses o médico estranhou que ele não olhava diretamente quando era chamado. Thalles apresentava muita infecção de ouvidos e tinha problema de audição, e por isso, a família foi encaminhada para um especialista em Porto Alegre, e durante este tratamento foi diagnosticado com autismo.
Com apenas seus dois aninhos ele sabe falar números e letras, ler, cores, números em inglês até 10 e contar até 100.
Foi diagnosticado em fevereiro deste ano e faz acompanhamento na APAE, fonoaudióloga, TO e encerrou as atividades na psicóloga.
“Nós aceitamos o diagnostico como algo normal, e isso fez com que nossa adaptação para com a sua realidade fosse mais rápida, assim como a busca e recebimento de ajuda. Digo aos pais que estão passando por essa fase, que aceitem e ajudem o seu familiar autista a se desenvolver fisicamente e verbalmente. Também precisam de paciência. Para a sociedade digo: parem de julgar as crianças autistas, não olhem com desdém quando se jogam no chão, pois os pais já estão fazendo o melhor que podem, incluam em atividades, pois o autismo não é uma doença!”, contou a mãe
Ela seguiu dizendo que os autistas são únicos, especiais e incríveis exatamente do jeito que são. “Seu modo de ver o mundo traz cores e perspectivas que tornam a vida mais rica e bela. Seu hiperfoco são superpoderes, ninguém ama e se dedica como vocês. Seu detalhe sensível mostra um coração puro e profundo. Seu silêncio ou suas palavras têm igual valor ambos carregam verdade. As famílias são anjos na terra, que comemoram cada pequeno progresso, que é uma vitória gigante. E o amor incondicional move montanhas”.
À sociedade deixou a seguinte mensagem: “Autismo não é defeito, é diversidade. O diferente não é errado, é singular. Inclusão não é opção, é direito!”.
 

Sofia

 

Sofia

Comentários (0)

Deixe um Comentário

Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.

Loading

Carregando...