• 04 de Janeiro de de 2025
  • 06:06
  • 29.C

Roda de Conversa debate rede de apoio às mulheres

Roda de Conversa debate rede de apoio às mulheres

Evento alusivo ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher


No dia 5 de dezembro de 2023, o COMDIM - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Herveiras,  realizou uma Roda de Conversa como evento alusivo ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. 
O evento reuniu mulheres da comunidade e contou com a participação da soldado Marieli Castro, da Brigada Militar e membro do COMDIM de Sinimbu; da professora Caroline Ritt, docente do Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); e das alunas Kiara da Silva e Taiele dos Santos e da professora Aline Voese, do projeto Mulheres que Inspiram, da Escola Municipal Mauricio Cardoso, de Linha Pinhal, interior de Herveiras. 
A presidente do conselho, Dieni Teixeira, fez a abertura do evento, dando boas vindas a todos e destacando a importância da roda de conversa. Em seguida, a soldado Marieli falou sobre sua atuação e ressaltou a promoção de ações afirmativas, mas principalmente de ações transformativas, como a democratização do acesso à informação ao levar o debate da temática às comunidades. 
A professora Caroline falou sobre o trabalho de atendimento a vítimas de violência doméstica junto à Polícia Civil. Ela também abordou o histórico da educação de homens e mulheres. “A violência doméstica é o germe da violência que está assustando a todos. Quem vivencia a violência, muitas vezes antes de nascer e durante toda a infância, só pode achar natural o uso da força física. Também a impotência da vítima, que não consegue ver o agressor punido, gera nos filhos a consciência de que a violência é um fator natural”, disse. 
Dentre outras falas, Caroline explicou que, em sua maioria, o homem agressivo na intimidade é extremamente agradável em sociedade, o que muitas vezes faz com que não se acredite no relato da mulher agredida. Após apresentar um histórico da violência de gênero e contra a mulher, ela destacou a Lei Maria da Penha, seu funcionamento e finalidades. As alunas Kiara e Taiele, acompanhadas da professora Aline, apresentaram o projeto Mulheres que Inspiram, trazendo as reflexões e as conclusões que chegaram. 
Elas foram parabenizadas pelo trabalho e dedicação, especialmente por se tratar de um tema tão relevante, que deve ser cada vez mais abordado nas escolas. 
Em Herveiras, o COMDIM está iniciando sua estruturação, com o objetivo de promover a proteção aos direitos das mulheres, por meio da promoção do conhecimento, do incentivo ao empoderamento feminino e da criação de uma rede de apoio às mulheres. 
A presidente Dieni destaca que o COMDIM está à disposição de todas as mulheres Herveirenses. O conselho tem como princípios o sigilo, a ética e o acolhimento sem julgamentos. 

 

Dane Reis

 

Dane Reis

Jornalista

Comentários (0)

Deixe um Comentário

Você precisa estar logado ou sua assinatura não permite que você faça comentários.

Loading

Carregando...