Artigo - autora Gabriela de Araujo
Introdução
A educação em si é um processo, é uma infinita sucessão de acontecimentos. Certamente, não podemos criar gênios, mas podemos melhorar a qualidade do processo educativo.
Diante desse contexto ressalto a importância da ludicidade no processo de alfabetização no ambiente escolar, através do lúdico, que a criança irá desenvolver o conhecimento de uma forma mais saudável e criativa, mas a final o que é lúdico? No ambiente educacional, a ludicidade se refere a utilização de elementos lúdicos, como jogos, brincadeiras, atividades recreativas (teatros) e desafios, tornando a aprendizagem mais prazerosa, eficaz. Diante do contexto, podemos citar alguns pontos positivos como: desenvolvimento social; Motivação e engajamento; Inclusão; Estimulo a criatividade.
Este artigo tem por objetivo, realizar uma reflexão sobre o processo de ensino através do lúdico e como o mesmo é importante para o desenvolvimento com mais clareza e compreendimento da criança dentro do ambiente escolar, também permitindo que a criança aprenda a conviver em grupo e superar dificuldades.
“O espaço lúdico permite ao indivíduo criar e entreter uma relação aberta e positiva com a cultura: ‘Se brincar é essencial é porque é brincando que o aluno se mostra criativo’. O brincar é visto como um mecanismo psicológico que garante ao sujeito manter uma certa distância em relação a realidade’’. Winnicott (1975, p. 26).
Desenvolvimento
De acordo com o dicionário, alfabetização é o ato de ‘’ensinar a ler e a escrever’’ sendo assim Soares e Batista (2005) afirma que:
“O termo alfabetização designa o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético ortográfica. O domínio dessa tecnologia envolve um conjunto de conhecimentos e procedimentos relacionados tanto ao funcionamento desse sistema de representação quanto às capacidades motoras e cognitivas para manipular os instrumentos e equipamentos de escrita’’. (SOARES e BATISTA 2005, p.24).
Ao entender sobre o processo de alfabetização vimos que o mesmo necessita do apoio e envolvimento da escola, professor, aluno e família, pois precisamos um ambiente compromissado com a qualidade de ensino.
Desafios
Muitos são os desafios encontrados no processo de ensino aprendizagem, e alguns estão relacionados a dificuldades de alfabetização, como o domínio da leitura e da escrita, e sabendo a importância da alfabetização para a convivência como sujeitos na sociedade os docentes do campo da educação procuram obter meios que proporcionam a facilidade para aprendizagem, que vai além dos livros. Segundo Cagliari (1989) ‘’ a alfabetização é um elemento importante, pois, saber ler e escrever e condição necessária a participação na sociedade letrada em que vivemos’’.
Perspectiva para facilitar o processo de alfabetização:
Ressaltando o quanto os momentos lúdicos podem influenciar no trabalho pedagógico e se fazem extremamente necessários no processo de ensino, veremos alguns recursos para à prática do mesmo: a tecnologia, hoje em dia é uma grande aliada no processo de ensino, pois através dela podemos obter diferentes tipos de ludicidades, como sites interativos, jogos educativos, vídeos explicativos, entre outros, que nos auxiliam para um ensino mais atrativo e atualizado, o que traz um aumento de interesse dos estudantes pela aula. A utilização da tecnologia na educação é uma tendência cada vez mais presente, mas vale ressaltar que a tecnologia não deve substituir o ensino presencial, pois o contato físico e a interação humana são fundamentais para o aprendizado por isso e importante que a mesma seja usada de forma consciente equilibrada.
Desde os mais remotos tempos, em qualquer povo, o brincar, o jogar sempre estiveram presentes, pois são ações indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual. Acredito que através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.
‘’O jogo desenvolve as percepções da criança, sua inteligência e sua tendência à experimentação. Por esta razão quando o jogo é utilizado na inicialização da leitura, ao cálculo ou à ortografia, verifica-se que as crianças se envolvem facilitada. O próprio Piaget define o jogo nas suas duas formas essenciais de exercício sensório motor e de simbolismo como uma assimilação do real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu’’. Piaget (1988, p.160).
Considerações finais
Este artigo busca mostrar como a aprendizagem voltada a meios lúdicos torna mais prazeroso e significativo o processo de aprendizagem e de alfabetização dos estudantes, pois é importante que a ludicidade esteja sempre presente entre as práticas dos professores, como uma grande ferramenta no processo de ensino.
Sendo a educação infantil, o primeiro contato da criança com o ambiente escolar, a mesma deve servir como base para o seu desenvolvimento e a utilização de processos lúdicos como brincadeiras fazem a criança explorar sua imaginação e liberar sentimentos, além de estimular a coordenação motora e vários outros benefícios.
Enfim, as brincadeiras e os jogos são mais que um passa tempo eles ajudam no desenvolvimento das crianças promovendo a socialização e a descoberta do mundo processos indispensáveis na aprendizagem.
Refêrencias
CAGLIARI, L. C. Caminhos e descaminhos da fala, da leitura e da escrita na escola. Projeto Ipê – Ciclo Básico. São Paulo: CENP-SE-SP, 1985. p. 45-60. _____. Alfabetização & Lingüística. São Paulo: Scipione, 1989.
PIAGET, J. (1946). A Formação da Simbologia na Criança, Rio de Janeiro: Zahar, 31 1978.
SOARES, M. B.; BATISTA, A. A. G. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, FaE, UFMG, 2005.
WINNICOTT, Donald W. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
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